Própolis é uma mistura de substâncias resinosas de vegetais, pólen, cera e secreções salivares das abelhas utilizada para vedar aberturas nas colmeias, eliminar espaços indesejáveis, construir e renovar as películas protetoras dos favos e higienizar a colmeia. O nome própolis vem do grego pro (em defesa, em frente) e polis (cidade ou, no caso, colmeia), ou seja, uma substância usada na defesa da colmeia.
Civilizações antigas já conheciam e utilizavam a própolis em sua medicina. Devido à presença de uma grande variedade de compostos bioativos em sua composição, como flavonoides, ácidos fenólicos e terpenoides, entre outros, a própolis apresenta amplo espectro de propriedades biológicas e farmacêuticas, como antimicrobiana, anti-inflamatória, anti-tumoral, antioxidante, hepatoprotetora, entre outras.
A variabilidade na composição da própolis ocorre de acordo com a flora da área geográfica. Assim, de acordo com as espécies vegetais das quais as abelhas coletam as resinas, a própolis terá diferentes características como cor e compostos bioativos. A própolis verde por exemplo, é uma das mais estudadas e utilizadas do mundo. Produzida pelas abelhas Apis melifera a partir do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), é exclusiva da região sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, sendo conhecida como o ouro verde do cerrado. Ela tem em sua composição diferentes compostos fenólicos, dentre os quais, os flavonoides. Existem inúmeros trabalhos científicos que comprovam as suas propriedades que vão desde cicatrizante até anti-tumoral.
A própolis vermelha, elaborada a partir da coleta da resina da planta conhecida com rabo de bugio (Dalbergia ecastophyllum) é produzida pelas abelhas Apis mellifera em áreas de manguezal do litoral do nordeste brasileiro. Outra própolis exclusivíssima, pois para que seja produzida, é necessário que um determinado besouro faça um furinho na casca do “rabo de bugio” por onde vai escorrer a resina que as abelhas usam. Um produto exclusivíssimo e com propriedades fantásticas, sendo considerada a mais rara e benéfica entre todas as classes de própolis.
Já a própolis marrom é extraída de uma grande diversidade de plantas, sem predominância de nenhum tipo específico e seus benefícios incluem ação antibacteriana, antiviral, cicatrizante e antisséptica. Famosa por suas propriedades antioxidantes, é um ingrediente importante em produtos naturais e suplementos alimentares. É a mais comum no Brasil e sua cor escurecida se deve ao processo de oxidação causada pela exposição ao sol.
A própolis é um “tesouro da colmeia” com propriedades notáveis para a saúde, podendo ser encontrada nas mais diferentes apresentações como extrato líquido aquoso ou alcoólico, cápsulas, sprays, pomadas, cosméticos, creme dental, entre outras.
Incluir em sua rotina diária uma dose de própolis é simples e traz grandes benefícios para a sua saúde. Experimente!